AGENDAR DEMONSTRAÇÃO

BLOG

14/10/2021

Logística 4.0: Solução para seu negócio!

"O mundo corporativo não será mais o mesmo, quando toda esta crise for superada." Já ouviu esta frase? Com certeza sim e realmente é a mais pura verdade. Afinal, a modernização, automação e digitalização de processos têm se difundido em diversos campos da economia, inclusive na logística. E, claro, toda esta evolução é chamada também de logística 4.0, que vem se tornando uma obrigação para a maioria das empresas que querem manter-se competitivas nos dias atuais.

E não tem como negar que o avanço digital integrou de vez a vida das pessoas, tanto que a todo momento estamos conectados e estar atualizado, em tempo real, passou a ser uma necessidade. É exatamente neste sentido que a logística 4.0 surge, a fim de trazer todos estes benefícios para a palma de sua mão, sem que você esteja atrelado a uma loja ou escritório.

Ao que tudo indica a logística do futuro veio pra ficar e veio para trazer também muito mais agilidade e eficiência nas atividades de sua empresa, além de proporcionar uma redução de custos em todos os processos. E sabe por quê?

  • Contribui com o crescimento organizacional, objetivos e foco da empresa;
  • Automatiza os processos, aumentando a produtividade e o ganho nas operações;
  • Possui um constante monitoramento dos dados que permite tomada de decisões rápidas;
  • Possibilita que seja visualizado virtualmente todo processo produtivo;
  • Promove a descentralização, por meio de um sistema que realiza decisões automaticamente, de forma descentralizada.

Mas por que todo este boom dentro da logística? Antes de tudo vamos entender que tudo aquilo que envolve processos logísticos requer o entendimento de alguns termos. Então, vamos falar de armazenagem e estocagem, já que ambas palavras parecem ter o mesmo significado. Você sabe qual é a diferença entre elas?

Para facilitar o entendimento lembre-se que armazenagem e estocagem representam metodologias diferentes, com atributos específicos e níveis de complexidade distintos. Então, vamos lá!

Armazenagem

Sabe quando um produto fica retido, num armazém? Neste caso, são implementadas soluções para o controle de materiais, a fim de garantir melhor otimização deste espaço. Ou seja, a armazenagem está ligada a atividades operacionais de um armazém logístico. Para fácil entendimento pode ser definida como um conjunto de funções e operações realizadas dentro desses espaços, como:

  • Recebimento de materiais;
  • Carga e descarga;
  • Endereçamento interno;
  • Conservação, etc.

Estoque

            Trata-se de algo mais estratégico dentro da logística. Isso porque envolve vários processos, desde a decisão, escolha de metodologias, locais e estruturas utilizadas para a estocagem dos produtos, até a gestão e instrumentos necessários para uma determinada cadeia de suprimentos. Logo, uma boa gestão de estoque equilibra o setor de compras, armazenagens e entrega. Além disso, controla a entrada e o consumo de materiais, movimentando o ciclo da mercadoria.

Então, se você manter um rigoroso controle de estoque isso vai manter também o sucesso de sua empresa. Basta você lembrar do seu dia a dia, dos mais variados problemas que ocorrem no estoque de sua empresa, desde controle internos inadequados a desfalques, tanto por perdas quanto por roubos.

Modernização da Logística

O que fazer para resolver estes problemas? É preciso modernizar toda a operação do estoque até o planejamento em si, por meio da logística 4.0, com o uso de tecnologias que melhoram o fluxo de fornecimento de matérias-primas e produtos, a fim de atender às necessidades do cliente. Tudo isso para conquistar os melhores resultados, tanto no nível de serviço quanto de entrega.

Exatamente neste sentido é que o ADM da Santri Soluções tem os melhores recursos tecnológicos para você que busca entrar de vez na era da Logística 4.0. Com o ADM da Santri é possível auxiliar, ajustar e controlar toda gestão de estoque de sua empresa. Afinal, uma gestão eficiente na logística pode representar um grande diferencial competitivo e tornar seu negócio mais rentável. Veja alguns processos desta gestão:  

  • Bloqueio de Estoques;
  • Correção de Estoque;
  • Inventário Parcial;
  • Inventário Total;

Comparativo de Estoque, entre outros.

E sabe o que é melhor? Com as soluções que a Santri oferece para logística de sua empresa é possível melhorar os indicadores do seu negócio. Com todas estas vantagens, que tal dar o primeiro passo e saber mais sobre nossas soluções? Aliás, temos as melhores tecnologias para sua operação logística!

Leia também Como vender melhor? Confira 6 dicas para aumentar o faturamento da sua empresa! Obrigado por estar aqui com a gente e até o próximo artigo.

Voltar

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. A utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de privacidade.