AGENDAR DEMONSTRAÇÃO

BLOG

22/02/2022

Como resolver 3 erros comuns na gestão de lojas de materiais de construção?

Ao que tudo indica o mercado de materiais de construção civil vai de “vento em poupa”. Só pra se ter uma ideia o setor é o 4º que mais cresceu em 2021, conforme dados divulgados na Pesquisa Mensal do Comercio/IBGE (PMC). Em números, isso significa que quando comparado aos 12 últimos meses, o setor demonstra um aumento nas vendas de 12%.

Como todo este boom, como promover uma melhor gestão para o seu empreendimento? De fato, gerenciar uma loja de materiais de construção é um verdadeiro desafio. Até porque existem alguns problemas comuns que surgem sempre na rotina do empreendedor, que investe nessa área e com eles é preciso desenvolver estratégias que não só possam resolvê-los, mas que também sejam capazes de prevenir eventuais dificuldades. Pensando nisso, a Santri Soluções separou três problemas recorrentes na gestão de lojas de materiais de construção e algumas dicas de como resolvê-los:

  1. Gerenciar o estoque, sem investimento em tecnologia

É preciso lembrar que problemas como: falta de produtos, informações sobre a entrada e saída dos itens e verificação da disponibilidade do fornecedor, com agilidade, acabam se tornando recorrentes. E, claro, fazer todo esse processo à mão não dá! Qual seria a solução?

  • Investir num software de alta tecnologia para controlar a gestão do estoque. Saiba mais sobre o ADM da Santri Soluções!
  • Padronizar os registros dos itens com uma tecnologia dos códigos de barra;
  • Fazer inventários periódicos para manter o bom funcionamento do estoque de sua loja.

  1. Não investir em um sistema de gestão

Processos desalinhados, desorganização, falta de acesso às informações do seu negócio, dificuldades no planejamento, tomada de decisão e problemas com logística são alguns erros que interferem diretamente na gestão da sua loja de materiais de construção.

Sabemos que todos estes sinais indicam que seu negócio precisa urgentemente de um ERP, uma ferramenta integrada, que reúne atividades diferentes, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos. Um sistema de gestão capaz de trazer mais eficácia para o seu dia a dia, a fim de planejar o seu negócio e tudo em tempo real. Conheça o ERP da Santri!  

  1. Não pensar estrategicamente no armazenamento dos materiais

Você sabia? Cuidar do armazenamento de materiais evita grandes perdas! Quer um exemplo? Produtos como cimento, tijolo, argamassa, telhas, areia, pisos e revestimentos, tintas e massa corrida, madeiras, argamassas básicas, argamassas colantes e os rejuntes, precisam ser alocados de forma correta, a fim de evitar perdas. Como evitar estragos destes produtos, como revestimentos, ou rasgos de embalagens, como argamassas e cimentos? Saiba algumas soluções:

  • Padronize o estoque de sua loja, como a ordem de recebimento, proximidade da validade ou facilidade de manuseio;
  • Separe sua loja em setores, de forma clara para o cliente;
  • Tenha uma descrição correta de cada produto, com prazos de validade;
  • Utilize uma tecnologia pra para auxiliar neste controle;
  • Tenha um registo de entrada e saída de todos os produtos da loja.

 

Viu só? É como “arrumar a casa”, basta ter em mãos ferramentas que serão capazes de organizar de vez o estoque da sua loja. Se identificou? Então vamos começar a organizar tudo. Aliás, sem tecnologia, fica muito mais difícil fazer o gerenciamento de todos os setores do seu negócio, podendo causar bastante prejuízo para o empreendimento.

Por isso, não perca tempo, invista em uma tecnologia segura e eficaz, como o Sistema de Gestão da Santri Soluções. Com ele, você poderá ter não só um controle maior sobre os processos organizacionais da sua loja, como também uma ferramenta que vai automatizar os processos, proporcionando muito mais agilidade e eficiência, pensando estrategicamente na administração dos materiais para vendas disponíveis.

Voltar

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. A utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de privacidade.