AGENDAR DEMONSTRAÇÃO

BLOG

30/08/2021

Pix: 6 benefícios para sua empresa

Faz um Pix pra mim”, talvez esta seja uma das expressões mais utilizadas no último ano, desde sua criação, em novembro de 2020. Ele surgiu como uma nova forma de realizar pagamentos e operações bancárias e virou até modão sertanejo. Todo este boom do Pix ganhou o coração de todo País. Prova disso, é que desde seu lançamento, segundo o Banco Central, 45% da população adulta do Brasil já fez o uso dele em algum momento. Em abril, o número de transferências e pagamentos via Pix superou a soma de TEDs, DOCs, cheques e boletos. Um total de 1,5 bilhão de transações, uma movimentação financeira superior a R$ 1 trilhão.

Em junho, o Pix atingiu a marca de 650 milhões de transações. Um recorde extraordinário desde sua criação. Diante disso, quais são as vantagens somadas na vida do consumidor e nas empresas?  Quais as soluções que este mecanismo de pagamento instantâneo oferece às pessoas? A Santri Soluções separou 6 benefícios para você utilizar o Pix em sua empresa. Confira! 

  1. Agilidade nas transações bancárias

Isso só foi possível graças à chamada ‘Chave Pix’, definida pelo Banco Central como um identificação utilizada na conta bancária. Existem quatro tipos: CPF ou CNPJ, número de celular, e-mail ou uma chave aleatória (código alfanumérico, gerado automaticamente pelo próprio sistema).

Por meio de um registro a chave agiliza os processos das transações bancárias. Isso substitui informações solicitadas ao realizar uma TED ou DOC, como nome do banco, agência, conta, nome completo, razão social, CPF ou CNPJ. E o melhor: pessoa jurídica tem a possiblidade de registrar até 20 chaves Pix, por conta bancária e pessoas físicas até cinco. Mas não é possível utilizar a mesma chave em contas diferentes.

  1. Substitui informações tradicionais

Por meio de um QR code é possível realizar transferências bancárias com muito mais facilidade, sem que haja necessidade de adicionar informações tradicionais. Este código é gerado e compartilhado por meio de uma aplicativo da instituição financeira e pode ser utilizado em mais de uma transação, com a possibilidade de cobrar o mesmo valor de várias pessoas ou empresas. Ou pode ainda ser exclusivo para cada operação, tendo a possibilidade de adicionar dados extras, como a identificação do recebedor.

  1. Na maioria das vezes não tem custo

Totalmente gratuito para pessoa física e MEI, caso seja feito de forma eletrônica (app ou Internet Bank) ou por meio de recebimento de transferência. Pode ser cobrado de pessoa física e MEI se for feito por meio de um canal de atendimento presencial (caixa) ou pessoal (telefone), caso o Pix tenha sido cadastrado em algum meio eletrônico. No caso de pessoa jurídica deve assumir o custo do Pix, ou seja, não tem garantia que ele seja gratuito, mas as tarifas são menores que em outros meios.

  1. Efetua pagamento a qualquer momento

Pode ser realizado em qualquer hora do dia (até de madrugada), incluindo finais de semana e feriado.  Além disso, o valor cai na hora que é feita a transação, diferente de TEDs, DOCs e boletos.

  1. Transação completa e imediata

O tempo máximo é de apenas 10 segundos, ou seja, num “piscar de olhos”. Isso evita transtornos e resolve questões imediatas, pagamentos de urgência, como exemplo, conta de consumo atrasada, sem que haja risco de interromper o serviço.

  1. Segurança e melhor controle financeiro

É totalmente seguro, porque segue as mesmas medidas de segurança das transações feitas via TED e DOC, sendo autenticadas e criptografadas. E, além disso, facilita o controle do fluxo de caixa e o recolhimento de tributos, porque os valores são registrados digitalmente e, por isso, fica mais fácil visualizar as movimentações.

Melhoria no Processo de Vendas 

Agora você conhece todas as vantagens em adotar um Pix para sua empresa. Pensando em oferecer este mesmo recurso a Santri Soluções oferece o Pix para melhoria do processo de vendas da sua loja de materiais de construção, por meio de um sistema próprio, o ADM.

Como funciona? A forma de pagamento PIX é disponibilizada por meio de um QRCode, no Pin Pad, facilitando o recebimento de suas vendas de forma fácil, prática e segura. Vale lembrar, que o uso do PIX é mais interessante que o cartão de débito, por não ter tarifa. Quer saber mais como usar o PIX? Acesse o ADM Docs.

Leia também 10 Motivos para Adotar um Sistema de Gestão! Na próxima publicação vamos trazer mais soluções para seu negócio! Obrigado por estar aqui com a gente e até o artigo seguinte.

Voltar

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. A utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de privacidade.